quarta-feira, 14 de abril de 2010

Aqui Se Faz, Aqui Se Paga.

Quando o Jornal do Almoco de sexta mostrou as cenas do desastre no RJ fiquei muito, mas muito abalada. Eu tava almocando no restaurante de sempre, mal tinha tocado na comida quando comecei a acompanhar o noticiario (coisa rara ja que desprezo TV). As cenas e as historias eram de partir o coracao: familias desabrigadas, queridos desaparecidos, familiares mortos. Perdi a fome. Chorei, ali mesmo, por todo mundo, por quem perdeu uma casa, um filho. Mundo cao, injusto. Uma senhora de cabelos brancos chorando porque a casa que tinha levado 40 anos pra pagar, e que tinha sido quitada a poucos dias, ja nao existia mais, assim, fora levada na enxurrada. Um pai que conseguiu salvar a esposa e as duas filhas, mas que perdeu o filho de 20 anos por nao conseguir ajudar o rapaz. De embrulhar o estomago ne?

Cheguei em casa e comentei com o Ígor sobre o ocorrido e o quanto eu tava chateada e talz. O guri virou pra mim e disse: bah Ju, eles tiveram o que mereceram. Choquei. Guri sem coracao! Mas ai ele me contou a historia toda, do lixao, do que foi feito com o morro antes da mae natureza, muito fula da vida, colocar as duas maos na cintura e dizer: CHEGA!

De chateada passei pra putaquep**** pior que é verdade. Antes que alguem se horrorize e coloque as duas maos na cintura e me chame de Juliana, sim eu tenho coracao. Ah, muito facil pra tu falar, tu nao perdeu ninguem Ju. Nao, nao perdi. Mas podia ter perdido, e seria bem feito pra mim. Coloquem a (s duas) mao (s) na consciencia e calculem comigo - tudo o que ja foi feito, toda a destruicao, toda a exploracao desmedida tinha que ter um retorno ne? Cada rio poluido, cada latinha no chao... ih, a possibilidade de merda que a gente consegue fazer contra o Planeta Terra é infinito. To surpresa que ele nao tenha pedido as contas antes. Ladainha ecologica? Pode ser.

So o que consigo pensar agora é: - idiotas, bando de ignorantes voces estao colhendo o que plantaram!!! E nao me refiro aqui apenas àquelas criaturas no RJ. Me refiro a raça humana no geral. Me refiro a mim. Me refiro a voce.

Moramos num pais tropical abencoado por Deus. Medios desastres, terremotos insignficantes, nenhum tufao, tornado... e o brasileiro so explora, so destroi. Mas aqui se faz, aqui se paga. Pois como disse um amigo na epoca do Tsunami em 2004 - a mae natureza perdoa, releva... mas quando resolve se vingar, nao deixa por menos, é de 100.000 pra cima, coisa grande. 170, 200, 300 mortos? Ah, o Brasil nao perde por esperar.

(em tempo: nao estou desprezando o triste incidente do RJ. To doida pelas familias sim; so que agora de uma perspectiva diferente).

Nenhum comentário: