segunda-feira, 26 de abril de 2010

La Cucinetta - Yummy yummy.

Eu amo comer. E sou chegada num arroz-feijão-bife. Mas na hora de cozinhar (cozinhar entre aspas porque sou super iniciante), a história é outra...

Nao lembro se ja citei que adoro gastronomia, culinária... sei que já citei que não levo o menor jeito cozinhando, mas não lembro de ter citado meu amor por comida. Comida não, feitos gastronômicos - gosto do fino, do complicado, do unique. Acho que isso veio do meu pai que sempre trabalhou na área: eu cresci entre os livros, os recortes de jornal e muita comida boa. Sou vidrada em livros de culinária. Sonho com o dia em que terei uma cozinha completa e uma hortinha orgânica no pátio de casa. Adoro conversar com pessoas entendidas sobre o assunto. Porém sou novata, inexperiente e atrapalhada. Mas tento. E o resultado 75% das vezes é satisfatório – os outros 25% pode jogar direto no lixo – nem meu cachorro aceita.

Tem vários blogs e sites que sigo e sempre to dando uma espiadinha. Semana passada descobri um blog novo e fiquei amarradona, pois as receitas são fáceis de entender e são em português – a maioria dos sites que acompanho são gringos e me deixam frustada demais na hora de reunir os ingredientes, porque sempre falta algo difícil de substituir, como Wocestershire (W-A-T-H-E-V-E-R) Sauce.

Achei o blog da Ana Elisa Granziera, o La Cucinetta por acaso, procurando a traduçao de pinoli. Charmoso, fácil de navegar e com a FAQ mais querida num raio de 1.000.000 de sites buscados no Google, a Ana me agradou pela sofisticação e requinte que ela carrega nas receitas, porém ao mesmo tempo com a simplicidade de uma dona de casa que tem que cozinhar (e agradar) todos os dias. E ela fotografa o prato pronto com tanta competência que tu fica na dúvida se a guria é metida a Chef ou a fotógrafa.

A Ana tem várias coisas em comum comigo – além da paixão por gastronomia (a dela bem desenvolvida diga-se de passagem), um dos nossos livros favoritos é Sob o Sol da Toscana. Já lemos várias vezes. E eu sempre SEMPRE mesmo, termino a última página inspirada a comprar uma Vila na Itália, e morar lá pra sempre, plantando, comprando, cozinhando, comendo e bebendo. Forever.

Anyway, segue mais uma dica de leitura; já estou de olho em um monte de receitas. Aliás, decidi ler o blog desde o começo, assim não perco nada. Teve um post da semana passada, sobre uma sopa de abóbora com curry, gengibre e leite de coco que alvoroçou as lombrigas da pessoa aqui, e, na próxima trip ao Rosa, venho de sacolinha cheia – curry e gengibre em pó certamente são coisas inexistentes na cidade onde eu moro, Taquara.

Ah, também adorei o slogan – Nonna em treinamento..

Huuuum... tem coisa boa no ar.

Nenhum comentário: